top of page
Clean Work Place Blog Banner (1).png

Curió CoLab

Curió CoLab é um projeto de construção de um coletivo de produtores de conteúdos que tem sua produção direcionada para a Educação Infantil. O proposito deste coletivo é ser um espaço de experimentação colaborativa voltada para a difusão de conteúdos que auxiliem professores, gestores e demais profissionais do campo da Educação Infantil em seus processos de auto-formação.

O nome Curió vem de um pássaro nativo brasileiro que é muito apreciado pela qualidade do seu canto. Também o termo nos remete a etimologia da palavra curiosidade, que no Latim CURIOSITAS, “desejo de conhecer, de se informar”, e CURIOSUS, “diligente, cuidadoso, inquiridor”, nos remetem tanto a quem indaga para se informar quanto aqueles que busca por informação.

Assim, a metáfora que dá nome ao projeto une a beleza de uma ave que é apreciada pelo canto e tipicamente brasileira com o desejo de se informar e conhecer.

Com a pandemia, muitos processos de formação, informação e interações estão se dando através de redes sociais e mediados por recursos digitais de interação. Ao mesmo tempo que isso permite uma extensão de diálogos e a ruptura de fronteiras também abre espaço para a difusão de conteúdos de cunho duvidoso e que podem fragilizar ou banalizar conceitos e práticas. Daí é que surge o compromisso do OBECI na construção de uma rede colaborativa que chamamos de Curió CoLab.

A 1º Edição do Curió CoLab irá selecionar 10 produtores de conteúdos que tenham perfis no instagram ou facebook, canais no youtube, canais de podcast, blog ou sites, direcionados ao campo da Educação Infantil e que tenham interesse em participar de uma rede colaborativa de curadoria, reflexão e criação e difusão de conteúdos que tornem visíveis boas práticas na Educação Infantil, que deem pistas de leitura para conceitos importantes para o campo, que coloquem em evidência as vozes das crianças, professores e profissionais da Educação Infantil.

Quem pode participar:

Professoras e professores que produzam conteúdo com acesso aberto. O participante precisa produzir seu conteúdo em redes sociais (instagram, facebook, tiktok, youtube) ou através de podcast, sites ou blogs.

Quanto custa:

Totalmente gratuito. Não há nenhum tipo de custo aos selecionados, assim como não há nenhum tipo de remuneração.

Como irá funcionar:

O selecionado irá participar e encontros sistemático para estudo, produção e difusão de conteúdo. Estes encontros serão mediados e facilitados por Paulo Fochi. O projeto inicial está previsto até dezembro de 2021 podendo ser ampliado para até mais 3 anos.

Qual o cronograma:

Abril: Inscrição

Agosto: Divulgação dos participantes

Maio - Dezembro: Encontros

Informações gerais

Link do BLOG


Coordenação
@obeci.paulofochi

Apoio
@escuttatoria
@sercriancaentaural

Integram a revoada de produção colaborativa de conteúdo pedagógico os seguintes perfis:
@planning.space
@agora.infancias.educacao
@infancia.viva.viva
@interagearte
@movaeducacao
@leiturascompartilhadas_
@camilacs_bon
@protagonizee
@rodasdainfancia @ledeiras
@minuciasdainfancias
@amorcoruja
@saberesefazeresnaei
@leticiacampos_1
@maoscriativasbrasil
@camilaizoli
@samaracontadora
@deborah.de.Paula
@ser_na_infancia
@obscuta
@exercitandoaescuta
@falasdainfancia
@katlen.grando
@janucristino
@despertarvivenciaseco
@meupequenobaoba
bottom of page