top of page

Processos Formativos > 

Encontros com a fantasia

No OBECI temos buscado compreender como as crianças constroem conhecimento. Nesta busca, temos cada vez mais entendido que a relação com a fantasia é um fator crucial. Nesse sentido, temos feito um grande investimento no trabalho de ampliação do acervo de livros literários, na formação de professores e na articulação com as famílias.

Em 2019, fizemos os primeiros movimentos e adquirimos um kit de 5 títulos para cada escola a partir da curadoria da Inara Moraes, escritora e pesquisadora do campo da literatura. A partir desta curadoria, foi realizado uma formação com as equipes das escolas e, na sequência, mobilizamos um trabalho junto das famílias em cada uma das escolas.

Estes encontros tinham como função estreitar uma relação entre família e escola a partir do encontro com a literatura. 

Em 2020, com a Pandemia, transformamos estes encontros em "pílulas literárias", com vídeos e áudios enviados pelas professoras para as crianças para abrir e terminar a semana.

Em 2021, focando na bibliodiversidade e na ampliação do acervo, assinamos para cada escola o recebimento de 2 livros literários mensais do clube de assinatura de livros A Taba. Em 2022, dando continuidade a estes objetivos, assinamos para cada escola o recebimento de livros mensais com o clube de assinatura Quindim.

 

Informações gerais

Público e período
Escolas do OBECI
2019 - Curadoria Inara Moraes
6 escolas

2020 - A Taba
6 escolas
 

2022 - Clube Quindim
10 escolas

2023 - Comissão interna
9 escolas

Parceiros

logo.png
quindim-logo.png
bottom of page