II Edição

Residência Pedagógica

Com o objetivo de contribuir na formação de professores de Educação Infantil, o Observatório da Cultura Infantil-OBECI convida professores e coordenadores que atuam na Educação Infantil para um ano de residência pedagógica.
 

Quem pode participar?
Diferente da primeira edição que o professor individualmente se inscrevia, para poder participar nesta segunda edição, é preciso que a professora e mais um integrante da equipe de gestão (preferencialmente o coordenador pedagógico) se inscrevam através do formulário que estará disponível em breve aqui neste site.

As vagas da residência pedagógica são preferencialmente voltadas para profissionais da rede pública. Caso sejam selecionados profissionais da rede privada, serão destinadas 75% das vagas para profissionais da rede pública e 25% da rede privada.
É preciso ter a disponibilidade de 1 quinta-feira por mês, no turno da manhã, entre março e novembro (as datas já estão previamente definidas e será encaminhada aos selecionados). Poderão ocorrer atividades em outras datas e dias mas serão opcionais e enviadas com antecedência.
A previsão de encontro é no modelo simultâneo, ou seja, a participação poderá ser tanto presencial como online. Caso a opção seja participar dos encontros de forma presencial, eles ocorrem em São Leopoldo ou Canoas, no Rio Grande do Sul.

Quanto custa?
Totalmente gratuito. Não há nenhum tipo de custo aos selecionados, assim como não há nenhum tipo de remuneração.

 

Qual o tempo de duração?

A segunda edição ocorrerá no ano de 2022. Iniciando as atividades em fevereiro e encerrando em dezembro.

Quem participou da primeira edição pode participar da segunda?

Sim, desde que a participação envolva professor e alguém da gestão da instituição. Ter participado da primeiro edição não é garantia para ser selecionado na segunda edição da Residência Pedagógica.

Do que o residente irá participar?
Dos encontros mensais dos Grupos de Investigação-ação do OBECI, valendo-se dos processos de formação e supervisão coordenados pelo professor Paulo Fochi.
Cursos de formação ofertados pelo Centro de Formação do OBECI, de acordo com disponibilidade.
Imersão nas escolas participantes do OBECI para observação (caso seja possível em função das restrições sanitárias).
Ter acesso aos materiais de formação utilizados no OBECI.

Como se inscrever?

A partir do dia 15 de janeiro será liberado o formulário de inscrição e ficará disponível até 15 de fevereiro de 2022.

Responda ele em conjunto com a responsável pela gestão da sua escola.

No formulário será solicitado algumas informações para entender seus interesses em participar e seu compromisso e usufruir desta vaga.
Após o encerramento do prazo de inscrição, uma comissão do OBECI irá analisar as inscrições e fará contato com os selecionados para uma reunião virtual. Após a reunião virtual, será divulgado a lista final dos selecionados.

Informações gerais

Calendário
15/01/22 - Início das inscrições
15/02/22 - Término das inscrições

Março/22 - Início das atividades formativas
Dezembro/22 - Término das atividades formativas