top of page
IMG_9193-converted.png

No Grupo de Investigação Ação sobre o Brincar Heurístico, participaram professores que atuam com turmas de 0-3 anos, cerca de 2 ou 3 representantes de cada escola, além das coordenadoras pedagógicas das instituições.

No início deste GIA, levamos a cabo uma investigação sobre as diferentes modalidades do Brincar Heurístico com bebês e crianças pequenas: cesto de tesouros, jogo heurístico e bandejas de experimentação. O principal objetivo foi problematizar algumas práticas pedagógicas em turmas de creche e a própria construção da docência que esta faixa etária.

A reflexão sobre o Brincar Heurístico é inspirada no trabalho desenvolvido por Elinor Goldschmied e trata-se de uma proposta para qualificar as oportunidades educativas na creche. Para essa autora, significa fomentar a concentração e a autoatividade dos bebês e das crianças bem pequenas. Segundo Majem e Òdena (2010), Goldschmied propõe algo muito mais amplo do que um método de organizar a brincadeira, mostrando-nos como aproveitar a atividade espontânea de investigar, ou de “xeretar”, que os meninos e meninas já carregam como oportunidades para criação de enredos lúdicos.

Tanto o cesto de tesouros, como o jogo heurístico e as bandejas de experimentação têm como denominador comum a exploração de materiais não estruturados (também chamados de partes soltas / loose parts) e do que acontece com eles quando combinados os elementos entre si. Portanto, essas três modalidades compõem o que poderíamos nomear como Brincadeira Heurística.

A razão de escolher o Brincar Heurístico foi exatamente para problematizar o papel do professor e o modo como os bebês brincam na creche. As três modalidades do Brincar Heurístico colocam o adulto em uma situação privilegiada para apoiar os meninos e as meninas em suas descobertas, de modo a interferir o mínimo possível, mas criando as condições adequadas a partir da organização do espaço e dos materiais. Durante a brincadeira, o professor ocupa um papel importante para sustentar a atividade espontânea das crianças, e isso exige uma postura de disponibilidade, atenção e silêncio, permitindo que as crianças sigam seu ritmo e possam se concentrar em sua atividade de descoberta dos materiais não estruturados ofertados a elas.

Mais recentemente, este GIA está se ocupando de investigar sobre os Processos Heurísticos que envolvem não apenas nas modalidades do Brincar Heurístico mas também em outras investigações.

Atualmente estão em cursos investigações relacionadas à areia, vidros, sons e sementes.

Informações gerais

Público e período
Professores de Creche
Coordenadores Pedagógicos
 
Participantes em edições passadas
2015 - 2016 - 2017 - 2018 - 2019 - 
2021 - 2022
Participantes atuais
2023
Coordenação
Paulo Fochi

Coordenação adjunta
Ivana Marques
Luciane Varisco

Participantes
Alexandra Bitencourt
Bianca Machado Ramos
Carol Lima
Cristiane Hauschild dos Santos
Daiane Espinosa
Daniela da Rosa Peters
Darjela Cima
Gabriela Pereira
Gilmara Goulart
Greice Weber
Jaqueline Miranda
Jenifer Kamila
Joandre Rafael Mathias
Josiane Moraes
Joyce Santos
Juliana Costa
Kethy Franco
Mônica Sonnenstrahl
Isabel Lopes
Isabel Affonso de Freitas
Nicole Ouriques
Miria Cristina Alves Tartari
Pâmela Mensor
Tatiane Thomazi
Wanessa Pereira

Brincar Heurístico e Processos Heurísticos

Processos Formativos > GIA > 

cesto.jpg
bottom of page