cesto.jpg

Brincar Heurístico

No GIA sobre o Brincar Heurístico, participaram professores que atuam com turmas de 0-3 anos, cerca de 2 ou 3 representantes de cada escola, além das coordenadoras pedagógicas das instituições. Nesse grupo, levamos a cabo uma investigação sobre as diferentes modalidades do Brincar Heurístico com crianças pequenas: cesto de tesouros, jogo heurístico e bandejas de experimentação para problematizar algumas noções pedagógicas gerais.

A reflexão sobre o Brincar Heurístico é inspirada no trabalho desenvolvido por Elinor Goldschmied e trata-se de uma proposta para qualificar as oportunidades educativas na creche. Para essa autora, significa fomentar a concentração e a autoatividade das crianças bem pequenas. Segundo Majem e Òdena (2010), Goldschmied propõe algo muito mais amplo do que um método de organizar a brincadeira para as crianças, mostrando-nos como aproveitar a atividade espontânea de investigar, ou de “xeretar”, que os meninos e meninas já carregam como oportunidades para criação de enredos lúdicos.

Tanto o cesto de tesouros, como o jogo heurístico e as bandejas de experimentação têm como denominador comum a exploração de materiais não estruturados e do que acontece com eles quando combinados os elementos entre si. Portanto, essas três modalidades compõem o que poderíamos nomear como Brincadeira Heurística.

A razão de escolher o Brincar Heurístico foi exatamente para problematizar o papel do professor e o modo como os bebês brincam na creche. As três modalidades do Brincar Heurístico colocam o adulto em uma situação privilegiada para apoiar os meninos e as meninas em suas descobertas, de modo a interferir o mínimo possível, mas criando as condições adequadas a partir da organização do espaço e dos materiais. Durante a brincadeira, o professor ocupa um papel importante para sustentar a atividade espontânea das crianças, e isso exige uma postura de disponibilidade, atenção e silêncio, permitindo que as crianças sigam seu ritmo e possam se concentrar em sua atividade de descoberta dos materiais não estruturados ofertados a elas.

Informações gerais

Professores de Creche
Coordenadores Pedagógicos
 
2016 - 2018
Público e período
Paulo Fochi (coord); Luciane Varisco; Luciane Piva; Silvana Menta; Carolina Kussler;
Carla Silva; Fernanda Dias; Melissa GoulartIvana Marques; Vanessa Pauli;
Vera Leão; Liliane Ceron; Juliana Gallina; Thauana Junqueira; Alexandra Bitencourt; Bruna Kunrath; Viviane Heck; Carol Lima; Fabiana Ribeiro; Cristiane Hauschild; Greice Weber;
Participantes
Produções