SOBRE O OBECI

Saiba mais

AS ESCOLAS

Saiba mais

PROCESSOS FORMATIVOS

Saiba mais

 
 

O OBECI

O Observatório da Cultura Infantil - OBECI é uma comunidade de apoio ao desenvolvimento profissional que nasceu em 2013, idealizada e coordenada por Paulo Fochi e que reúne um grupo de seis escolas (3 públicas e 3 privadas), de quatro municípios do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e Veranópolis). De forma independente a instituições universitárias, esse Observatório surgiu com a finalidade de criar um grupo de profissionais da Educação Infantil com interesse particular na reflexão e transformação de seus contextos.​

A pergunta que guia o trabalho do OBECI é: como organizar a vida cotidiana da Instituição de Educação Infantil de modo que evidencie o papel da criança no processo educativo, convidando a reposicionar o papel do professor e a construir um contexto educativo de qualidade? Para isso, metodologicamente, tem se partido da produção de evidências observáveis para fazer refletir sobre a vida na escola. Para responder a essa pergunta, as ações do Observatório desdobram-se em atividades com periodicidades distintas, envolvendo públicos diferentes e realizando micro intervenções (com as professoras especificamente, em suas turmas) e macro intervenções (com a gestão da escola, em questões institucionais).

Essas escolas estão interessadas em observar, refletir, tomar consciência das escolhas pedagógicas que estão fazendo e transformar a partir de decisões que coloquem a criança como centro do projeto educativo e reposicione o adulto, dando aos dois um lugar de importância na construção da relação educativa.

 

AS ESCOLAS

Escolas Públicas

 

Escola Municipal João de Barro

Escola da rede municipal de Novo Hamburgo que atende 88 crianças com idades entre 4 meses e 3 anos em turno parcial e integral. A escola passou a fazer parte do OBECI em 2014.

Escola Municipal Joaninha

Escola da rede municipal de Novo Hamburgo que atende 89 crianças com idades entre 1 e 4 anos em turno parcial e integral. Arquitetura de prédio do Proinfância, tipo C. A escola passou a fazer parte do OBECI em 2015.

Escola Municipal Aldo Pohlmann

Escola da rede municipal de Novo Hamburgo que atende 80 crianças com idade entre 2 e 3 anos em turno parcial e integral. A escola fez parte do OBECI nos anos de 2013 e 2014 e retornou em 2018.

Escolas Privadas

Espaço Girassol

Escola de Educação Infantil no município de Canoas que atende 87 crianças entre 4 meses e 6 anos em turno integral e parcial. A escola participa do OBECI desde sua fundação em 2013.

Escola de Educação Infantil Mimo de Gente

Escola de Educação Infantil no município de Porto Alegre que atende 228 crianças entre 4 meses e 6 anos em turno integral e parcial. A escola participa do OBECI desde sua fundação em 2013.

AVAEC - Unidade Evolução

Escola no município de Veranópolis que atende Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A escola iniciou sua participação no OBECI em 2019.

 

Os processos de formação

As reflexões que acontecem no OBECI perseguem os princípios das pedagogias participativas que, de acordo com Oliveira-Formosinho (2007, p.14), trata-se de uma “pedagogia transformativa, que credita a criança com direitos, compreende sua competência, escuta sua voz para transformar a ação pedagógica em uma atividade compartilhada”. Nessa perspectiva, não apenas a pedagogia para as crianças é outra, como a formação do adulto precisa romper com o modelo escolarizante de ensinar – modelo que define que aos professores cabe ensinar. Exige converter-se em uma formação que mobilize o professor a escutar as crianças, assentar-se em teorias de base (as pedagogias participativas) e contrastar o cotidiano para produzir o conhecimento praxiológico.

Para atender a esse outro modo de fazer acontecer a formação dos profissionais, ao longo dos anos do OBECI, fomos construindo diferentes formas de estruturar os processos de formação dos coordenadores pedagógicos, gestores e professores para transformar os contextos educativos de acordo com as diferentes necessidades que percebemos.

  • Grupo Gestor (quinzenal)

  • Grupos de Investigação-Ação (mensal)

    • Brincar Heurístico​

    • Ciclos de Simbolização

    • Acompanhamento Projetual

    • Luz e Sombra

  • Encontros das Escolas Observadoras (semestral),

  • Jornada de Educação Infantil (bianual)

  • Mostra de Mini-histórias (bianual)

Home

O OBECI

   Paulo Fochi Estudos Pedagógicos

Investigações

   GIA Brincar Heurístico

   GIA Ciclo de Simbolização

   GIA Acompanhamento Projetual

   GIA Luz e Sombra

   Micro transições na vida cotidiana

   Encontros com a Fantasia

   EI em tempos de Pandemia

Centro de Formação

   Residência Pedagógica

   Ateliê Virtual

   Cursos

Publicações

Contato

contato@obeci.org

+55 51 3472 9913

Horário de atendimento: 9h - 16h

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon