top of page
Do processo documental ao ciclo de comunicação difusa a documentação pedagógica na prática

Do processo documental ao ciclo de comunicação difusa: a documentação pedagógica na prática

13 de junho 2022  |  19h 30 - 22h
* Gravação disponível por 30 dias.
 

O tema da Documentação Pedagógica vem sendo discutido nas escolas e experimentado no campo prático e acadêmico. Neste encontro, a proposta é compreender sobre o conceito da documentação pedagógica e reconhecer como ele acontece na prática a partir do desenvolvimento de outros dois conceitos: processo documental e ciclo de comunicação difusa.

No encontro, iremos aprofundar sobre prefiguração, metainterpretação, restituição, relançamento, contraste e progettazione.

O encontro será ministrado por Paulo Fochi, doutor em Educação e estudioso do campo da Documentação Pedagógica.

foto pb (2).jpeg

Paulo Fochi

Doutor em Educação na linha de Didática e Formação de Professores (USP) com estágio doutoral na Universidad de Barcelona (Espanha) sob supervisão da professora Teresa Godall Castell, Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS) com estágio no exterior na Universidad Publica de Navarra (Espanha) com supervisão do professor Alfredo Hoyuelos, Especialista em Educação Infantil (Unisinos), Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Pedagogo (Unopar). Professor do curso de Pedagogia, Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil e Pesquisador colaborador do Instituto de Inovação para a Educação (Unisinos). Coordenador do Observatório da Cultura Infantil - OBECI. Pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Membro da Associação Criança (Braga, Portugal). Líder do grupo de pesquisa Curió (Unisinos / CNPQ); Membro dos Grupos de Trabalho sobre Educação de 0-3 anos e Pedagogias Participativas e Investigação Praxiológica da Associação Europeia de Pesquisa em Educação Infantil (Europen Early Childhood Education Research Association - EECERA). Já atuou em diversos trabalhos junto ao Ministério da Educação, dentre esses, como um dos quatro consultores para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Atua no assessoramento de escolas privadas além de Redes Municipais de Ensino e produções culturais e artísticas para crianças. É colunista do Portal Lunetas e tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês, Documentação Pedagógica e Formação de Professores.

 

bottom of page