top of page

III Mostra

Espalhando Boas Histórias

Rapsódias da vida cotidiana na Educação Infantil
2021

Palavras iniciais

O ano de 2020 e de 2021 foram marcados por mudanças profundas na organização do cotidiano das escolas. A pandemia causada pela covid19 obrigou escolas a permanecerem por muito tempo fechadas e mobilizou interações de outra natureza.

Nas escolas participantes do OBECI, fomos criando uma gramática orientadora para os professores estruturarem o trabalho pedagógico através das vídeo chamadas, grupos de whatsapp, redes sociais e visitas nas escolas.

Com o progressivo retorno, novas oportunidades foram sendo criadas e os princípios inegociáveis destas escolas foram sustentando o desenvolvimento de uma prática pedagógica que se apoia nas brincadeiras e nas interações das crianças, promove investigações e se preocupa com o bem estar global.

Por tudo isso, decidimos que a III Mostra Espalhando Boas Histórias: Rapsódias da vida cotidiana na Educação Infantil do OBECI compartilha alguns fragmentos do cotidiano virtual, presencial e simultâneo das escolas participantes, para dar visibilidade ao importante trabalho desenvolvido, às vozes das crianças e professoras, ao valor da cotidianeidade e dos encontros.

Organizamos um conjunto de 61 mini-histórias em seis chaves de leitura. Através delas, pode ser explorado narrativas, olhares e imagens do cotidiano pedagógico e das aprendizagens das crianças.

Como a mostra está organizada

01 Identidades, intimidade e casa

02 Habitar o tempo

03 Habitar o espaço

04 Relações e amizades

05 Diálogos com as famílias

06 Brincadeiras que contam histórias

Para ler as mini-histórias, de um duplo clique sobre uma mini-história e utilize o botão de navegação do seu teclado ou arraste para o lado em seu celular.

01
Identidades, intimidade e casa

WhatsApp Image 2021-10-29 at 16.04.44.jpeg
Identidades, intimidade e casa
Heloisa.jpg
Heloísa R., 6 anos

02
Habitar o tempo

Habitar o tempo
Cobra.jpg
Guilherme B., 5 anos

03
Habitar o espaço

Habitar o espaço
Lua 2.jpg
Luana B., 5 anos

04
Relações e amizades

Relações e amizades
WhatsApp Image 2021-10-14 at 11.36.13.jpeg
Sofia S., 4 anos

05
Diálogos com as famílias

Diálogos com as famílias
Lua 1.jpg
Maria Luisa V., 6 anos

06
Brincadeiras que contam histórias

Brincadeiras que contam histórias
Liana 3a7m ZANGÃO.jpg
Liana, 3 anos
9.png
bottom of page